13/11/2014

Os sintomas (66) da menopausa - de 1 a 20

O texto original saiu daqui: Perimenopause/menopause symptoms


Aos poucos vou postar o texto todo traduzido e comentar sobre como eles acontecem comigo (tenho quase todos, e mais alguns, e isso não tem graça nenhuma).



SESSENTA E SEIS SINTOMAS DA MENOPAUSA
 
Estas alterações e condições físicas são muito reais e podem alarmar a mulher, dando a impressão de que ela pode estar sofrendo de uma doença séria. Talvez você conheça os mais comuns relacionados na lista de sintomas da menopausa, mas muitos podem surpreender, já que não são normalmente associados a esta transformação fisiológica.
 
1. Mudança no ciclo menstrual: os ciclos podem se aproximar ou se espaçar, podem ser mais leves e mais curtos ou mais pesados, com duração maior do que a habitual. A menstruação pode demorar muito a começar, com pouco sangramento escuro no início por alguns dias até que realmente flua, ou você pode ficar menstruada a cada duas semanas.
 
(no meu caso: passei a menstruar a cada 21 dias, de uns 4 ou 5 anos para cá; às vezes acontece de ter um sanguinho escuro no começo e parece que o resto não vai sair nunca, exatamente como diz aí no texto.)
 
2. O fluxo menstrual pode vir de repente e fazer você achar que vai morrer de hemorragia. Ou pode haver um acúmulo gradual - justo quando você pensava que a menstruação estava para acabar, começa a jorrar por dias. O fluxo pesado na menopausa é comum quando há presença de fibromas uterinos.
 
(meu fluxo passou a ser pesadíssimo no segundo dia)
 
3. Dores de cabeça e enxaquecas - quando ocorrem antes, durante ou no final da menstruação debilitam a mulher e interferem radicalmente em sua funcionalidade.
 
(disso estou livre, tenho no máximo umas pequenas pontadas no alto da cabeça, e é raro acontecer)
 
4. Diminuição na coordenação motora - a mulher fica "desajeitada" e pode se sentir travada, nada graciosa - justo durante uma época bastante desagradável da vida dela.
 
(bati o carro de maneira ridícula, vivo esbarrando nas coisas, às vezes acho que estou andando de maneira pesada, desajeitada)
 
5. Letargia, um sentimento persistente de preguiça física e mental que parece impossibilitar a mulher de fazer qualquer coisa.
 
(há dias em que eu não quero sequer sair da cama e muitos dias em que eu não consigo fazer nada)
 
6. Exaustão física, fadiga abrupta que pode levá-la a sentir que vai ter um colapso se não parar o que estiver fazendo no momento.
 
(não passei por isso, mas fadiga abrupta acontece às vezes)
 
7. A exacerbação de doenças crônicas ou de condições pré-existentes transparece à medida que os hormônios diminuem ou se desequilibram do padrão normal.
 
(ahn... espero que não, credo)
 
8. Insônia - pode haver um padrão novo ou incomum de sono, como dificuldade para dormir, ou ainda, dormir somente por algumas horas e não conseguir voltar a dormir.
 
(quem nunca? Sempre tive dificuldade para dormir, mas ultimamente passei a acordar depois de poucas horas se sono e a ficar acordadíssima o resto da noite tendo pensamentos ruins - a popular "minhoca na cabeça")
 
 9. Distúrbios do sono: pesadelos, suores noturnos ou apenas uma vaga inquietação que a mantem acordada ou atrapalha seu precioso sono reparador.
 
(pesadelos, sim. Inquietação, muitas vezes.)
 
10. Suores noturnos frequentemente se iniciam entre os seios da mulher. No início, acontecem uma ou duas noites antes da menstruação, fazendo-a acordar; mais adiante, perturbam gravemente, até a saturação total do corpo, e são seguidos por calafrios com suor.
 
(Nunca reparei se eles começam entre os seios, vou tentar reparar. Tive poucos suores noturnos até hoje e eles são quase sempre bem fracos, nada que me fizesse entrar em pânico e querer morrer como vejo as mulheres comentarem por aí. Passo meses sem ter nenhum. Trocaria todos os outros sintomas por suores noturnos constantes.)

11. Interferência na lembrança dos sonhos: o senso de sono normal é interrompido, caso você esteja acostumada a ter lembranças vívidas ou memórias detalhadas dos sonhos.

(não fez muito sentido isso pra mim. Durante a vida inteira tive sonhos que lembrei e outros que não lembrei. Não relaciono isso a menopausa.)

12. Cãimbras musculares podem ocorrer em qualquer parte do corpo, das pernas à nuca. Às vezes refletem necessidade de cálcio, mas podem ser causadas por níveis baixos de progesterona.

(nossa, que alegria a minha ao encontrar essa lista! Tenho tido câimbras nas batatas das pernas e nos dedos dos pés e achava que estava doente! Ok, era "só" menopausa.)

13. Dor na parte inferior das costas que costuma piorar antes ou durante a menstruação. Se seus hormônios permanecerem em níveis baixos você poderá sentir essa dor com regularidade.

(já tive, não tenho mais)

14. Sintomas da vesícula biliar: dores, espasmos ou desconforto no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas - podem ser acompanhados de estufamento da barriga e de intolerância a certos alimentos, como reflexo do aumento de carga no fígado, devido ao declínio no nível hormonal.

(ah, umas dorezinhas do lado direito eu tenho, sim. Estufamento da barriga, então, é o que eu mais tenho na vida.)

15. Vontade frequente de urinar ou sensação de infecção urinária é um sintoma incômodo que não costuma ser aliviado pelo ato de urinar. A mulher sente vontade de urinar toda hora, mesmo logo após ter urinado.

(é, acontece comigo também. Obrigada, lista, por tirar da minha cabeça a ideia de que estou com infecção urinária. É "só" menopausa.)

16. Incontinência urinária, perda de urina espontânea e incontrolável ou súbita vontade de urinar - pode acontecer a qualquer momento, e não apenas ao tossir, espirrar, pular ou correr.

(já aconteceu um pouquinho, mas é raro)

17. Reações hipoglicêmicas acontecem quando o nível de açúcar no sangue entra em colapso e você simplesmente tem que comer naquela hora.

(tudo o que se relaciona a comida para mim é difícil comparar com o "momento menopáusico" que vivo agora, pois sempre tive fome, a vida inteira, e se não "comesse naquela hora" parecia que ia morrer.)

18. "Desejos", geralmente por salgados ou doces, mas que podem ser de comidas ácidas ou  de sabores "radicais".

(outro dia tive vontade de comer mortadela, que não comia há anos, e tenho tido desejos incontroláveis de comer frituras - outro hábito que tinha abandonado há muito tempo)

19. Maior apetite, principalmente à noite ou após o jantar - contribui para aquele tão indesejado aumento de peso.

(nossa, história da minha vida esse número 19 aí. Nem quando estava grávida eu tinha tanta fome - e olhem que eu quase comi o mundo inteiro naquela época.)

20. Olheiras - podem ser causadas também por exaustão adrenal ou por disfunções na tireóide, mas nem todo o sono do mundo parece ser capaz de eliminá-las.

(ah, olheiras? Nada que um corretivo não resolva. Parabéns a quem viveu a vida inteira pré-menopausa sem olheiras. Eu não, eu já as tinha antes.)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua loucura.