08/11/2014

Dieta saudável e exercícios físicos

O que mais se diz por aí é isso: "dieta saudável e exercícios físicos".

Pensem bem, para quantos males você já viu isso ser recomendado? Para ansiedade, para depressão, para os que se recuperam de problemas cardíacos, para quem tem diabetes, para quem tem micose de unha, verruga na orelha, excesso ou falta de peso, dores na coluna, qualquer coisa! Para tudo se recomenda "dieta saudável e exercícios físicos". Nunca vi alguém recomendar dieta ruim e sedentarismo. Nunca.

Ok, não estou dizendo que não se deva manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. O que estou dizendo é que há mulheres que tiveram dieta saudável a vida inteira e que sempre praticaram exercícios físicos e que, mesmo assim, sofrem com os tormentos da menopausa, quando chega a hora.

Eu mesma, até outro dia, fazia caminhadas e musculação e mantinha uma dieta bastante saudável. Foi quando tive os piores "sintomas" de menopausa. E nem percebi que a menopausa estava dando as caras - afinal, eu praticava exercícios físicos e mantinha uma dieta bastante saudável. Só que comecei a ter cãimbras, que impediam os exercícios físicos. E comecei a ter suores noturnos, cabelos ressecados, pele ressecada, entre outras coisas desagradáveis. Parei com os exercícios físicos (por falta de ânimo e por conta das dores musculares, câimbras e etc), comecei a comer tudo o que via pela frente (sinto uma fome descomunal, o tempo todo) e não tive mais suores noturnos nem cabelos e pele ressecados.

Qual será, então, o mistério?

Não estou, de maneira alguma, recomendando a dieta ruim e a falta de exercícios físicos. Só estou dizendo que isso não basta. Não se culpem se fizerem tudo certinho e, mesmo assim, a menopausa as atacar com toda força.

Não é culpa sua, não é culpa minha. Não se sintam culpadas. Não se cobrem o tempo todo. Por mais que tudo e todos digam que a culpa é da sua (falta de) dieta e da falta de exercícios, não acreditem. A culpa é da maldita menopausa. Culpa dos hormônios, esses nossos amigos/inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua loucura.