07/11/2014

O lado bom da menopausa

Dizem que há. Será?

Para as que detestavam menstruar, há essa vantagem. E a economia em absorventes (estão caríssimos!). Por enquanto, ainda não desfrutei dessa "vantagem". Tenho tido fluxos pesadíssimos e gasto uma fortuna em absorventes. Esta vantagem ainda não me pegou. E eu gosto muito de menstruar. Sempre me fez sentir mulher e sempre gostei de perceber as variações nos meus ciclos. Dava uma sensação de estar viva, de ser saudável. Mas tudo bem, já estou me preparando para viver sem isso, já que é inevitável.

Dizem também que "nessa fase a mulher finalmente se liberta das amarras da sociedade", mas tenho a impressão de que não funciona para todas. E há as que já eram livres antes.

Percebo, sim, que agora falo mais o que penso. Nunca fui uma pessoa "que fala as coisas na bucha, ali na cara". Sempre fui bastante contida, mas agora falo, às vezes, até o que não devo. Muitas vezes, com uma agressividade que não combina comigo. Mas parece ser, sim, uma vantagem. Engulo menos sapos (que bom, né, porque a digestão é outra coisa afetada pela menopausa, mas falamos sobre isso depois). Sempre tive horror à hipocrisia, mas hoje em dia se tornou uma aversão que chega a criar problemas de convivência. Tenho vontade de "desmascarar" a tudo e a todos, como a pessoa vai viver em sociedade assim? Fica muito difícil nessa sociedade hipócrita. Mas descobri, pesquisando por aí, que é um "sinal de menopausa". Que engraçado, né? Talvez esse seja um lado realmente bom da coisa.

Dizem também que é "uma fase para avaliar o que realmente vale a pena". Mas eu fiz isso a vida inteira! Claro que, ao amadurecer, deixamos de dar valor a certas coisas e damos ênfase a outras. Os homens, ao envelhecerem, também fazem isso, então não é exatamente uma "vantagem da menopausa".

Não quero parecer pessimista (o pessimismo é outro sinal de menopausa, não posso evitar), mas sempre tenho a impressão de que estão tentando nos consolar, sabe. Estão tentando "tirar leite de pedra", forçando a barra para não nos deprimirem ainda mais, estão fingindo que "menopausa é legal", quando não é. E não é legal simplesmente porque você não se sente bem. Não é legal, mas não pelos motivos "clichês", por exemplo: porque a sociedade a vê como um zero à esquerda, porque os homens não se interessam mais por você ou porque você não pode mais procriar. Você nem queria mais filhos, mesmo! O problema real é não se sentir bem. Ao menos, para mim.

Que outro lado bom haverá? Descobriremos nos próximos capítulos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua loucura.