17/11/2014

Os (66) sintomas da menopausa - de 21 a 30

21. Dores musculares, dores nas juntas e nos tendões que às vezes podem se desenvolver em Síndrome do Túnel do Carpo ou despertar o questionamento de outras possíveis doenças.

(acho isso mais assustador do que esclarecedor, para ser bem sincera. Tenho tido dores HORRÍVEIS nas juntas, principalmente dos dedos das mãos e das solas dos pés. Achei que era "problema de junta", hahah, piada mais sem graça do universo, "junta tudo e joga fora", mas tudo bem, era "só" menopausa.)

22. Um aumento na tensão muscular fica evidente pelos ombros curvados enquanto trabalha ou fala sobre qualquer assunto desconfortável, causando dor na parte inferior das costas e pescoço rígido.

(ahn... marquei ponto nesta aqui também, mas não notei a relação assunto desconfortável/encurvamento das costas. É mais um cansaço imenso que me impede de ter a postura ereta e elegante de outrora - fui dramática agora, hein)

23. Queda ou afinamento dos cabelos/pelos de qualquer parte do corpo, inclusive cabeça, axilas e área pubiana.

(não, ainda estou cabeluda e peluda. Se os pelos das pernas caíssem até que seria bom.)

24. Aumento nos pelos faciais, principalmente no queixo ou na linha da mandíbula. Pode ser um crescimento dos pelos em geral ou um único pelo que aparece e cresce muito, até mesmo encaracolando.

(Isso é extremamente constrangedor, mas ao menos esse "crescimento dos pelos em geral" eu não tenho. É um ou outro que desponta no queixo ou no "bigode", mas, ao ler isso, lembrei que tenho um único "pelo muito louco" que apareceu no fim do lado esquerdo da bunda, acima da coxa, faz uns anos, já. Ele aparece e, depois de uns meses, eu o arranco. Ele continua a crescer, eu o arranco. Da primeira vez que o encontrei ele tinha uns 2 centímetros, já. No meio do nada, ali, sozinho, num lugar onde nunca antes na história deste corpo havia nascido um pelo.)

25. Crescimento incomum de pelos ao redor dos mamilos, entre os seios, na parte inferior das costas - em lugares onde antes seus pelos eram finos e ralos.

(não, obrigada. Só aquele pelo esquisito no fim da bunda, mesmo)

26. Acne, o que é muito constrangedor para a mulher que já viveu isso na adolescência e nunca pensou que ela iria reaparecer.

(sim. Uma espinhona bem grande, um dia antes da menstruação, todas as vezes. Uma ou outra nas costas, às vezes. Que martírio.)

27. Infertilidade, que causa tristeza na mulher que adiou a gravidez e que agora quer conceber e dar à luz a um bebê saudável e percebe que não é mais capaz de fazer isso.

(não é meu caso. Tenho uma filha e é suficiente. Claro que, mesmo não querendo ter mais filhos, é um tanto desagradável saber que não posso mais tê-los, mas isso é apenas uma convenção da sociedade, de que "mulher só serve para procriar", e, portanto, quando não podemos mais procriar, deixamos de ter valor. Besteira, hein? Já existem outros métodos de procriação, tem tanta criança por aí para ser adotada, mulheres não são mais apenas "parideiras". Somos seres humanos, apenas)

28. A perda de tecido mamário começa com a diminuição na produção de progesterona. As mulheres muitas vezes se sentem como se seus seios tivessem se tornado "sacos vazios", sem a "plenitude" habitual.

(diminuíram um pouco, sim. Mas estão longe de serem "sacos vazios". Só o que me faltava, hein.)

29. Seios doloridos/inchados/túrgidos/sensíveis ocorrem particularmente alguns dias ou uma semana antes do sangramento começar. A menstruação traz sensação de alívio completo da dor e do inchaço.

(tinha muito isso nos últimos anos, agora, não mais)

30. Mamilos doloridos ou sensíveis foram descritos como "uma dor intensa localizada somente nos mamilos" e sugere excesso de estrogênio.

(é, acontece às vezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua loucura.